vandalk daniel queiroz porto portfolio

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Compassus

Finalmente depois de um semestre de TCC e mais alguns meses de ajustes venho trazer o Compassus! Compassus é um sistema de navegação para quadrinhos de "tela infinita"! Quadrinhos de "tela infinita" são quadrinhos que usam a tela como janela, não como pagina, e assim ficam livres para se expandirem pelo espaço!

Aqui vai alguns quadrinhos desse tipo como exemplo:
Mais quadrinhos dessa artista aqui: http://www.emcarroll.com/comic/



Então, inspirado pelo livro "Reinventando os Quadrinhos" onde Scott McCloud apresenta essa ideia de quadrinhos de "tela infinita" e desafiado pelas dificuldades de navegar por eles, comecei o projeto do Compassus como meu TCC, um projeto com o objetivo criar um sistema que facilitasse a navegação por essa histórias, e liberasse os autores dessaa histórias a explorar qualquer direção! Veja o Compassus em ação no quadrinho que fiz para o TCC:

Assim como pode ver lá, o Compassus oferece várias formas de navegar pela história:
-Clicar e Arrastar a história pra qualquer lugar
-Clicar duas vezes aonde quiser ir
-Usar as setas de teclado
-Usar o Mapa, tanto clicando e arrastando a area da tela, quanto clicando duas vezes em qualquer lugar.

Para usar a navegação completa do compassus em sua história, com o mapa e tudo, basta baixar o arquivo a seguir e personalizar a pagina para ficar com a cara da sua história!

Nele há uma pagina com um layout padrão e tudo o que precisa fazer é trocar as imagens para as imagens de seu quadrinho e os textos para as descrições que você quiser. Também pode mudar a aparencia da pagina livremente pelo CSS. A única coisa que precisa fazer além disso é preencher as informações do arquivo config_Default para que reflita os dados da sua pagina e das suas imagens, pois é esse arquivo que vai adaptar o Compassus para a sua história! Mas qualquer dúvida pode me mandar um e-mail também, para danielvandalk[@]gmail.com! Quando eu tiver mais tempo planejo fazer um tutorial detalhado explicando melhor esse processo.

Se você já tem uma história e quer incluir essa navegação nela de forma mais fácil, ou se não precisa das funções do mapa e só quer as funções de navegação então baixe o pacote Compassus Light. Essa é uma versão mais compacta e de fácil instalação, você não precisa configurar nada nela e nem adaptar o seu site, basta incluir o arquivo do jquerry e o arquivo do Compassus no html de sua pagina ou história, e pronto! Isso vai adicionar as funções de arrastar, do clique duplo, e das setas do teclado para a sua pagina ou história!

Bom, agora gostaria de agradecer também a Cátia Ana que me ajudou no começo do desenvolvimento desse sistema e usou o prototipo dele em alguns quadrinhos dela, do Diário de Virgínia:

Mas o Diário é uma história que vale a pena ser lida desde o começo por isso vá lá agora e começa a ler já: Diário de Virgínia

Resumindo:
Compassus - Navegação para quadrinhos de "tela infinita"
Compassus Completo - versão inteira do compassus com navegação+mapa+layout básico
Compassus Light - versão compacta apena com a navegação, pronta pra ser inserida em qualquer pagina!

Mas esse é apenas o começo. Compassus é um projeto aberto e ainda precisa se desenvolvver em várias áreas, como:
-Uma versão para mobile/smartphone/tablets.
-Uma maneira de navegar entre capitulos ou quadrinhos diferentes.
-Um sistema de marcador de páginas, para voltar a ler uma história de onde tinha parada.
-Novas funções ou formas de navegar.

Por isso toda contribuição é bem vinda, seja ela uma dúvida, uma sugestão, uma ideia, uma opinião, correções ao código ou mesmo novos códigos com melhorias ou novas funções para serem adicionadas ao sistema, tudo é bem vindo! Então comentem, mandem algum e-mail, ou algo do tipo, vamos conversar e melhorar cada vez mais esse sistema! Ah, e se usarem o compassus em algum lugar, me mandem o link pra eu ver também!

É isso ai, pessoal, até a próxima!